Missão SIG (inspirado no texto publicado na “Women in ACBS SIG”)

Apesar de já existir um SIG de Mulheres na ACBS, não consideramos ser amplo o suficiente em seu escopo para atender a todos os interesses, experiências e necessidades das mulheres que vivem em diferentes contextos culturais. Isso é especialmente verdadeiro para mulheres que não falam inglês como primeira língua. Sugerimos que uma forma de abordar esse problema é a criação de um SIG específico para Mulheres Brasileiras na ACBS. Neste SIG, mulheres e aliadas interessadas em questões de igualdade de gênero podem falar e ouvir umas às outras, com uma perspectiva equilibrada, consciente e diversificada que pode trazer mudanças significativas em nossa organização e em nosso mundo. Trabalharemos por um espaço com o máximo de partilha e sororidade e o mínimo de contingências aversivas e práticas culturais opressoras. Acreditamos que o espaço inadequado para tais discussões sobre questões de gênero, feminino, desigualdades, nos diminui como organização científica e limita nossa capacidade de representar e servir a outros que podem se tornar parte ou se beneficiar de nosso trabalho como grupo profissional.

Desigualdades de gênero são refletidas no campo da cultura, política, profissão, bem como no campo da Ciência Comportamental Contextual. Apesar dos passos gigantescos das mulheres em direção à igualdade, o atual contexto político e social ressalta que há muito mais trabalho a ser feito. Essas questões não são específicas da nossa comunidade, mas sim um problema mundial que, segundo acreditamos, requer a nossa atenção e envolvimento incansáveis no intuito de promover mudanças pró-sociais.

Acreditamos que a falta de um espaço voltado a essas discussões nos diminui como uma organização científica e limita nossa capacidade de representar e servir outras pessoas que possam se tornar parte ou se beneficiar de nosso trabalho como um corpo profissional. Sugerimos que uma maneira de abordar esse problema é criar um grupo – o SIG (special interest group) Mulheres na ACBS Brasil – no qual as mulheres e aliados interessados nos assuntos relacionados à promoção da igualdade entre os gêneros possam falar e ouvir umas às outras, com uma perspectiva equilibrada, consciente e diversificada capaz de efetuar mudanças significativas em nossa organização e em nosso mundo, trabalharemos por um espaço com o máximo de compartilhamento e sororidade e o mínimo de contingências aversivas e práticas culturais opressoras.

O SIG Mulheres na ACBS Brasil tem o intuito de pensar sobre a diversidade não apenas como um valor, mas também como uma estratégia prática para facilitar comunicação sobre o tema que incluem desafios encontrados em diferentes contextos, com o fim de superar a disparidade, bem como para apoiar um crescimento significativo.

Além disso, esperamos que o SIG apoie o desenvolvimento de uma organização mais diversificada, oferecendo um espaço seguro no qual as pessoas possam falar ou compartilhar perspectivas sobre o feminino, que possamos nos fortalecer e criar uma rede colaborativa de informações. Esperamos que este SIG nos permita levantar questões relativas às mulheres e criar sensibilidade ao contexto em que elas vivem, já que esse contexto geralmente reflete de forma inerente a discriminação e a diferença de poder, em diferentes graus e na maioria dos ambientes, incluindo elementos presentes no contexto brasileiro.

Esperamos que este SIG enriqueça a conversa para todas e todos. Gostaríamos de nos envolver na comunidade com a intuito de ajudar a ACBS e esse grupo que se forma de Mulheres a identificar em políticas e práticas que precisem mudar e a seguir essas vivências com ação, nas práticas pessoais e profissionais do dia a dia. Gostaríamos que este grupo fosse um poderoso defensor de mulheres de todas as idades, raças, classes e orientações sexuais. Nosso objetivo será estimulá-las por seu exemplo, ajudar a construir seus pontos fortes e ajudá-las a se posicionarem com competência e experiência, bem como a se sentir à vontade para trazer a perspectiva única e valiosa das mulheres para o crescimento e desenvolvimento da ACBS Brasil.

Descrição da associação SIG
Mulheres e homens aliados associados à ACBS e profissionais que se identificam com o tema são bem-vindas e encorajadas a participar.

Atividades SIG

1. Reunião do SIG na ACBS Brasil;
2. Aumentar a equidade para as mulheres na ACBS e em pequenas ações no mundo;
3. Construir conhecimento feminista dentro do ACBS, promovendo ações que contribuam para a pesquisa, aplicação e fomento da participação de mulheres na ciência comportamental contextual;
4. Promover encontros periódicos on-line para debater temas relacionados, com a promoção de atividades científicas como grupos de estudo, supervisão clínica, palestras, debates e eventos.

Representantes do SIG:

Priscila Rolim de Moura
Aline Couto
Marcela Ortolan