Quem somos nós

 

A ACBS Brasil é a Associação Brasileira para a Ciência Comportamental Contextual. Nós fomos fundados no dia 31 de outubro de 2017 como parceira-filha da ACBS mundial com o objetivo de desenvolver a Ciência Comportamental Contextual no Brasil. 

A ACBS mundial foi criada em 2005 com a visão de dedicar-se a transformar nossa relação com o sofrimento e melhorar o bem estar humano através de pesquisas e práticas fundamentadas nas Ciências Comportamentais Contextuais. Hoje a ACBS mundial faz parte da Coalizão de Organizações de Ciências Comportamentais, junto e em parceria com a Associação Internacional de Análise do Comportamento, Associação de Apoio ao Comportamento Positivo, Instituto Evolution, Coalizão Nacional (USA) de Ciência Preventiva e Sociedade de Medicina Comportamental.

 

A ACBS Brasil compartilha da visão da ACBS mundial e o movimento de união entre as organizações de Ciências Comportamentais. A ACBS Brasil é vinculada à Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental e a Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. A conexão com estas organizações visa um maior alcance das Ciências Comportamentais Contextuais, maior diálogo e desenvolvimento da área das Ciências Comportamentais como um todo. Mesmo com uma diversidade de interesses e orientações, juntos compartilhamos o compromisso de promover bem estar para todas as pessoas, basear nossas decisões em evidências científicas, e desenvolver intervenções cada vez mais abrangentes para a mudança de nossa sociedade. 

 

 

Missão da ACBS Brasil

O objetivo da organização é promover o desenvolvimento da ciência comportamental contextual e sua prática no Brasil, a fim de lidar com o sofrimento humano e fomentar o bem-estar humano.

Especificamente, a organização deve:

  1. Servir como grupo brasileiro de referência científica e profissional para aqueles que se identificam como cientistas, estudantes ou profissionais em disciplinas que abrangem os princípios e práticas da ciência do comportamento contextual, ou para o público interessado. 

  2. Promover, no Brasil, pesquisa focada no desenvolvimento de uma ciência comportamental coerente e progressiva que seja adequada aos desafios da condição humana. 

  3. Guiado pelas evidências científicas de maior relevância, identificar, promover e divulgar o desenvolvimento de 

                   Princípios básicos;

                   Teorias aplicadas​​;

                   Tecnologias de prevenção e intervenção;

                   Treinamento para formação de profissionais e estudantes.

  1. Promover uma visão de ciência que valoriza a interação dinâmica e contínua entre suas vertentes básicas e aplicadas, e entre a aplicação prática e conhecimento empírico; 

  2. Promover, no Brasil, o desenvolvimento de uma comunidade de pesquisadores, educadores, estudantes e profissionais que vão trabalhar de forma autocrítica, não discriminatória e de apoio mútuo que seja eficaz na produção de resultados valiosos e em explorar as implicações adicionais deste trabalho. Tal grupo deve ainda privilegiar o desenvolvimento de métodos que garantam a maximização de benefícios e estreitamento de custos; 

  3. Aconselhar órgãos políticos, legislativos e de elaboração de políticas no que diz respeito às questões relativas à ciência comportamental contextual no Brasil. 

  4. Organizar e patrocinar fóruns, conferências, periódicos, sites, listas de servidores e outras atividades para a realização dos objetivos da organização.