Diretoria

O corpo diretivo da Associação é constituído por um presidente, presidente eleito, presidente-passado, tesoureiro, um representante dos estudantes, e três membros-gerais do Conselho de Administração. Cada um deve desempenhar as funções atribuídas como previsto no Estatuto ou aquelas lhes forem atribuídas pelo Conselho de Administração. As eleições para o corpo diretivo são realizadas a cada ano. O presidente, presidente eleito, presidente-passado e representante dos estudantes deverão cada um, cumprir um mandato de um ano e não poderão exercer qualquer outro cargo eletivo dentro da Associação dentro deste período. Os membros-gerais serão eleitos a cada dois anos e devem possuir estreita vinculação com a ciência básica e conhecimentos relevantes para os objetivos da Associação. O tesoureiro servirá o mandato por três anos.

Os deveres dos dirigentes são:

  • Presidente – toma as decisões para concretizar os objetivos da associação e coordena o trabalho dos demais membros.
  • Presidente eleito – acompanha as atividades do Presidente como treinamento para seu mandato no ano subsequente e dar continuidade nas iniciativas para a realização dos objetivos da Associação.
  • Presidente passado – como presidente do ano anterior, auxilia e aconselha as decisões do Presidente atual, assim como assume seu lugar na ausência do mesmo.
  • Tesoureiro  – administra e avalia as finanças da Associação. Fomenta iniciativas de levantamento de recurso.
  • Representante dos estudantes – organiza grupos e intermedia os interesses dos alunos.
  • Membro Geral do Conselho de Administração – os três membros gerais executam as decisões do Presidente e as tarefas de manutenção da Associação.

A fim de criar um escalonamento e garantir que a maioria dos membros da Diretoria não expire no mesmo ano, um dos membros-gerais, somente na primeira eleição, será eleito por um período de 3 anos. Os candidatos ao corpo diretivo devem ser membros da Associação. A eleição ocorrerá através de escrutínio via e-mail.